Sobre afeto

Estamos sempre esperando por grandiosas declarações de amor, por shows pirotécnicos em que alguém diz o quanto somos especiais, por buquês com 50 rosas vermelhas que nos falem de nossa importância no mundo…


Mas e as pequenas doses de carinho diário não nos falam nada? Será que estamos atentos e suficientemente sensíveis às sutis demonstrações de afeto no nosso dia a dia?E talvez nesse ponto do texto você ainda não tenha entendido do que se trata essa foto acima.

Pois bem, estávamos eu e meu marido em um voo direto com duração de 12h. Eu não conseguia dormir, só conseguia pensar em quanto tempo faltava para chegar e resolvi ler, aproveitando aquela folga preciosa. Eu comecei a ler e ele dormiu, um tempo depois acordou e eu ainda estava lá. Ele tirou o travesseiro dele (que a companhia aérea entrega para cada passageiro) e colocou embaixo da minha mão para dar suporte à minha leitura e voltou a dormir.


Naquele momento eu ali sozinha, parei e pensei nesse pequeno gesto.
Gestos que passam sem serem notados, atos sem pirotecnia que são engolidos por nossa completa cegueira diária.


Daí essa semana, eu estava em um dia daqueles no trabalho. Avisei para Mere, que cuida da Olívia, que eu chegaria tarde porque estava sem hora para sair do trabalho, isso era por volta de 16h, quando ela me respondeu: você já comeu? Ela me conhece e sabe que quando estou com muito trabalho, costumo ir adiando o horário do almoço, ela estava certa, fazia apenas 15min que eu havia almoçado. Essa pergunta foi um afago na alma no meio daquele dia tenso.


Falar o quanto você ama alguém é importante sim. Ouvir que alguém nos ama e se preocupa conosco é incrível. Mas penso que ser capaz de perceber as declarações silenciosas do quanto você é amado é um exercício mais rebuscado. Quando o amor e cuidado se materializam bem na nossa frente, se transformando em atos que podemos descrever com verbos de ação, precisamos deixar entrar as declarações de amor sem palavras, as flores imaginárias e os fogos de artifício silenciosos, pois há muito pouco a ser dito! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: